Dom Darci José Nicioli prega o ódio e a divisão

Dom Darci ladeado por dois  homens “santos”, que conversam ignorando o bispo que mandou milhares de pessoas pisarem na cabeça de Lula.

BISPO-DE-APARECIDA-300x200

Senhor Dom Darci Nicioli, bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, SP

Meu prezado irmão, não me dirijo ao senhor somente como a um membro importante do clero romano nem como liderança de Igreja denominacionalmente diferente da minha.

Não, dom Darci. Não entrarei em querelas pequenas de brigas de pessoas de fé menor, que brigam por causa de igreja.

Minha tristeza advém de suas palavras numa missa neste domingo.

Assisti várias vezes o vídeo com sua homilia falando sobre o pisar na cabeça da serpente (posto abaixo o vídeo).

Não resta dúvidas sobre a inspiração de sua pregação. O senhor se baseou na metáfora usada pelo ex-presidente Lula, que se referiu e denunciou o conluio diabólico entre a mídia golpista com o juiz Sérgio Moro, as forças tarefas Lava Jato e Alethéia da polícia federal e setores articulados com o imperialismo que arde de vontade de abocanhar a Petrobras e o pré-sal. Foi ele que disse que pensaram matar a jararaca, mas se enganaram porque não bateram na cabeça e sim no rabo.

Lamentável, triste e muito ruim que um bispo integrante da CNBB, fundada por Dom Helder Câmara, que sempre lutou pela verdade, pela justiça social e contra a barbárie dos arbítrios criminosos, manifestar-se exatamente pela morte de Lula e de tudo o que sua história representa em termos de conquista de dignidade para milhões de brasileiros, vítimas da exclusão e das injustiças.

Suas palavras, embora ditas com calma e eco num dos maiores templos brasileiros, ponto sagrado de rumarias piedosas e visitas de milhões de pessoas de todo o mundo, transportaram para dentro das relações sociais e das famílias de nosso País o veneno do ódio e da divisão de irmãos contra irmãos.

O senhor foi sacrílego ao pedir que as pessoas pisem em Lula.

O senhor foi herege porque tomou um só lado no amplo espectro da sociedade brasileira, cruelmente divida em classes. Suas palavras apontam para o alívio dos que pisam nos mais humildes e indicam que pisar sobre eles é o correto.

O senhor foi cruelmente injusto porque na companhia da mídia, do fascismo e da direita, cuja ideologia permeia parte do judiciário, da polícia e toma conta da mídia servil da opressão, faz juízo de valor e prejulga.

Ao ouvi-lo arrepiado pela decepção o vi agarrado nas marchadeiras e rezadeiras supersticiosas a serviço do fascismo que, em 1964, rezaram na famosa marcha golpista “família com Deus pela liberdade”. Cinicamente, como o senhor, mentiram para multidões dizendo que a “família que reza unida, permanece unida”, sem dizer que rezavam unidas com os safados que derrubaram Jango e depois o mataram, que destruíram a democracia, que prenderam, torturaram e assassinaram, inclusive muitos padres, freiras e leigos radicalmente cristãos e mártires da justiça social.

O senhor, dom Darci, apequenou a fé cristã, prostrando-a ao que sempre o cristianismo imperial, sacralizador da exploração colonial e escravocrata fez de Jesus de Nazaré: um peão das cruzadas assassinas e da inquisição medieval, prenhe de trevas e autoritarismo destruidor de culturas e dos povos.

O senhor pregou o ódio, por mais mansa e hipocritamente tenha sido a sua voz, que se assemelhou ao latido de lobo, desta vez vestindo-se como um pastor.

Sua homilia despiu-se do caráter da pregação evangélica, que motiva à penitência, para, na verdade, assumir o conteúdo político fascista.

Ao contrário da penitência quaresmal o senhor pediu a desgraça de os seus ouvintes fazerem a contra penitência, transformando-os nos assassinos que gritaram na sexta feira da paixão “crucifica-o, crucifica-o”.

Finalmente, dom Darci, o senhor desenhou claramente o lado diabólico no qual está. E não é o do povo brasileiro, que em flagrante maioria, contra a Globo e demais órgãos golpistas midiáticos disse em pesquisa que considera o ato assinado pelo juiz tucano Sérgio Moro uma injustiça e uma brutal arbitrariedade. O mesmo disseram os intelectuais do Fórum 21.

Há agentes que acendem o pavio da guerra civil, nesse momento de conjuntura dramática. Com suas palavras pedindo que o povo pise na cabeça da jararaca de Lula o senhor estende as mãos para ajudar a lascar os fósforos.

Muito triste, dom Darci José Nicioli!

• Abraços críticos e fraternos na luta pela justiça e pela paz sociais.
• Dom Orvandil, OSF: bispo cabano, farrapo e republicano, presidente da Ibrapaz, bispo da Diocese Brasil Central e professor universitário, trabalhando duro sem explorar ninguém.


22 comentários

  1. Seu comentario foi perfeito Carlos de Aguiar e eu assino embaixo pois ele retrata a verdade do que acontece na Igreja. Estou tambem totalmente de acordo com Dom Darci Nicioli. Pelo jeito este site esta cheio de gente que gosta de criticar o certo e apoiar a infamia.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Dom Orvandil : Não posso acreditar que Dom Darci tivesse como objetivo atingir qualquer pessoa ao fazer a homilia contra a serpente atingida no rabo. Discordo, ainda, de sua crítica ao juiz Sérgio Moro, afirmando ser um tucano. Sob meu ponto de vista, ele não agiu como Pilatos que não teve coragem de absolver um inocente, com medo dos poderosos. Se tivesse agido com dignidade, teria soltado o inocente Cristo e condenado Barrabas, o ladrão. De qualquer forma, seria mais cristão compreender os erros alheios e corrigi-lo com a misericórdia.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Nunca vi tanta estupidez concentrada num site. Apenas resolvi comentar para ver se publicariam democraticamente minha opinião. É incrível como as pessoas ainda no Séc. XXI ainda se deixam levar pela ignorância em relação á Santa Igreja Católica, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. A Única e Verdadeira, pois o que saiu dela depois é heresia e apostasia. Dom Darci é um profeta. Falou tudo em poucas palavras. Os descendentes da Serpente atacam os descendentes da Mulher, pois isso foi previsto por Deus no Éden. Nada disso me surpreende. Sei que vão me malhar pela minha opinião, mas a verdade tem que ser dita e anunciada, pois o cristão não deve temer os filhos das Trevas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Para refletir: “Se as famílias efetivamente educassem, se as escolas realmente instruíssem e se as igrejas verdadeiramente regenerassem as pessoas, nada ou quase nada restaria a ser feito pelas polícias e tribunais.”

    Historicamente, a Igreja Católica já nasceu imiscuída com os poderes seculares, viveu sempre nessa corda bamba e creio não ser agora o momento que há de sair de cena e deixar de pronunciar-se politicamente através de seus membros, os quais nem sempre têm uma visão unânime sobre o mesmo tema.
    Em relação ao partido que ora ocupa a direção do Estado, que do meu ponto de vista, nem melhor nem pior é do que qualquer outro partido, usou destes últimos treze anos para ressaltar as diferenças sociais, em vez de amenizá-las, polarizando malevolentemente as opiniões. Conseguiu separar os Brasileiros entre “coxinhas” e “mortadelas”, entre os que recebem o Bolsa Família e os que custeiam o Bolsa Família, entre os que “idolatram” Lula e os que “perseguem” Lula, como se ele fosse a pessoa mais importante do mundo. Não o é! Importante é o Povo Brasileiro como um todo. E como gritaria o próprio Lula, numa ruela qualquer da nossa Pátria, em dia de comício: “O povo unido jamais será vencido”!
    Valho-me de Ruy Barbosa e sua sapiência: “A República não precisa de fazer-se terrível, mas de ser amável; não deve perseguir, mas conciliar; não carece de vingar-se, mas de esquecer; não tem que se coser na pele das antigas reações, mas que alargar e consolidar a liberdade”. Não me importa quem esteja na direção, quero que dirija corretamente. Não quero um país de “coxinhas” nem de “mortadelas”, mas de Brasileiros. Juntos teríamos como exigir o melhor para o Povo, separados conseguiremos apenas um pouco de ração, caído da gamela do interesse pessoal.

    “…No entanto, a menos que a troca seja feita com amor e justiça, só trará
    ganância a alguns e sofreguidão a outros…” Gibran Khalil Gibran

    Curtido por 1 pessoa

  5. Vergonha para uma Igreja que emite documentos mais documentos conta a politicagem, e depois permite que um pastor faça politicagem em pleno culto. Se é que pode ser chamado de pastor, o sr bispo deveria ter pelo menos respeito com Deus, já que não tem com os que que atuam numa verdadeira luta de transformação e sim compactua com golpistas.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Eu compartilho dessas reflexões e preocupações. Considero esse Senhor Bispo indigno da função que exerce e, certamente, causa de vergonha para a nossa Igreja Católica, a quem sirvo como sacerdote há 27 anos.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Penso que Igreja tem um papel missionário de evangelização muito importante para todos os cristãos. Isto é um tesouro concreto!
    Não concordo com manifestações partidárias de qualquer espécie dentro do Templo de Cristo e da Mãe Rainha Nossa Senhora Aparecida!
    Não concordo com as atitudes de padres e ou bispos que o fazem!
    A IGREJA dever prezar pelas verdades sem manipulações, e nunca devem seus representantes fazer comos doutores da lei e os farizeus fazer um incitação de atos e atitudes que não sejam das práticas do evangelho de Jesus Cristo!
    Jesus disse aos apredejadores fe Madalena: quem não cometeu algum pecado que atire a primeira pedra.
    O Papa Francisco, sim este como grande Apóstolo de Jesus Cristo, prega a humildade e a misericórdia!
    Então, penso que os nossos padres e bispos deveriam seguir os ensinamentos de Cristo e as orientações do Santo Papa!
    Numa outra passagem do Evangelho, Jesus Cristo disse: Dar a Cezar o que é de Cezar, e dar a Deus o que é de Deus!
    Então, penso que o compromisso de nossos lideres religiosos deve ser com a verdade e não, nunca com parcialidade politica para “A e ou para B”.
    E mais importante de tudo , não usar do poder da emissora da igreja para parafrazear política e fazer incitação de qualquer espécie!
    Espero que esta mensagem fique para reflexão!

    Curtido por 1 pessoa

  8. Amigo Dom Orvandil Moreira Barbosa, creio que já falamos no encanto que tenho em observar expressões fisionômicas. E neste minúsculo comentário, deterei-me somente nisso: A expressão fisionômica de Dom Darci José Nicioli. Sua expressão fisionômica, acompanhou sempre a horizontalidade da voz. Não modificou um músculo, sequer. Nem mesmo, quando teve a infeliz ideia do aconselhamento à morte de um irmão.
    E pior ainda, “em nome de Cristo, Nosso Senhor”.
    Perdoe-me Dom Orvandil, mas fico a perguntar-me: O que Dom Darci terá no lugar do coração?

    Curtido por 1 pessoa

  9. deveria ter uma punição, por fomentar o ódio entre os irmão, o Papa Francisco deveria ver esse vídeo,DEUS perdoai-vos não sabem o que fazem…..

    Curtido por 1 pessoa

  10. A serpente tem um duplo significado na Bíblia. O bispo deveria saber disso.
    Mas há o significado positivo: Para entender essa comparação, presente em João 3,14 (E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado), é fundamental relembrar o episódio acontecido durante o peregrinar dos hebreus pelo deserto, do Egito para a Terra Prometida (veja Números 21). Como muitas vezes aconteceu durante a caminhada, o povo, devido aso sofrimentos causados pela vida dura do deserto, perdeu a paciência e reclamou de Moisés e de Deus dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrer neste deserto?” Deus então castigou o povo, enviando serpentes que mordiam as pessoas. Muita gente morreu. Moisés intercedeu junto a Deus e Ele disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste. Quem, mordido por uma serpente, contemplasse aquela serpente de bronze erguida em uma haste vivia (Números 21,4-9).

    Curtido por 1 pessoa

  11. Meu caro Padre Orvandil, Dom Darci é verdadeiramente um bispo defensor de padres pedófilos; quando era padre em Campinas patrocinou a operação abortiva de laqueadura em uma empregada que trabalhava nos seminários redentoristas, ele sempre humilhou os pequenos e sempre se fez bajulador dos poderosos (Alckmin, Dom Raymundo, Dom Lorscheider…). Eu, que tive o infeliz destino de conviver com ele (por pouco tempo) posso lhe dizer que ele nunca escondeu o desejo doentio pelo poder, dinheiro, pretígio…Tudo o que o episcopado lhe representa!!!

    Curtido por 1 pessoa

  12. É por essas e outras que a igreja católica está indo pro brejo. Cadê a fraternidade, a compreensão, o amor pelo próximo? Ah sim, também os escândalos sexuais da igreja, estava me esquecendo. Vá se ralar nas ostras!

    Curtido por 1 pessoa

  13. LI, obrigada pela maravilhosa defesa da justiça e do verdadeiro cristianismo. Nada mais lamentável do que a homilia de Dom Darci. Infelizmente, uma grande parcela da igreja católica permanece na idade média. Grande abraço. Izaura B Francini 

    Enviado do meu Samsung Mobile da Claro

    Curtido por 1 pessoa

Comente, participe e debata.